Home > Acompanhe a Geraes
Acompanhe a Geraes


Segunda etapa do teste piloto do DPS2000 é iniciada em Porto Alegre/RS



A partir do dia 17/10, o sistema DPS2000, que possibilita ao passageiro com deficiência chamar o ônibus através de um equipamento transmissor, começou a funcionar em todos os carros das linhas C3 - Circular 3 e 473 – Jardim Carvalho/Salso, em Porto Alegre/RS.

A tecnologia foi concebida para permitir a deficientes visuais o acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura e está em teste nas linhas da Carris desde o dia 30 de setembro. Na primeira fase do projeto, a inovação esteve ativa na linha 510 - Auxiliadora. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), em parceria com a Carris e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A linha C3 dispõe de três carros, dois deles com piso baixo, o que permite o acesso fácil a pessoas com deficiência física. No 473 – Jardim Carvalho/Salso, são nove veículos – um deles acessível a esse público. A tabela horária das linhas, que traz a indicação dos ônibus com acessibilidade, está disponível no portal da Carris, e o itinerário está em www.poatransporte.com.br.

Como funciona – O aparelho funciona de maneira simples: quando acionado no ponto de ônibus, um sinal de rádio com a solicitação do passageiro passa a ser continuamente transmitido, até a chegada do coletivo, para que o motorista saiba que deve parar. O sistema funciona através de dois módulos – um transmissor e um receptor.

Deficientes visuais – Tanto passageiros quanto motoristas receberam qualificação sobre como utilizar o sistema. Os usuários, associados indicados pelas entidades União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Associação de Cegos do RS (Acergs) e Associação de Cegos Louis Braille (Acelb), serão beneficiados de forma rotativa e devem apresentar um relatório ao final do processo.

Fonte:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smacis/default.php?p_noticia=164513&LINHAS+C3+E+473+TERAO+SISTEMA+ACESSIVEL

Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Vanessa Oppelt Conte

Crédito foto: Ricardo Giusti/PMPA